Cartão do cidadão!

Todos nós já ouvimos falar do cartão do cidadão. Mais um projecto muito bem vindo, elaborado pelo nosso competente governo.

Tive de adquirir o cartão e para isso, consultei a internet em busca de mais informações. No site podemos ler ” O Cartão de Cidadão é um projecto dinamizador da modernização da Administração Pública.”🙂

Consultei os locais onde poderia adquirir o cartão: lojas do cidadão e Conservatórias. Optei por ir a uma Conservatória perto da minha casa. Para me prevenir (porque é sempre preciso mais um documento do que aqueles todos que levamos…), liguei para saber mais informações. Disseram-me que só era preciso o bilhete de identidade. Quando ia a desligar ouvi “Espere, espere! Nós damos umas senhas às 9 da manhã para quem quer tirar o cartão único, às vezes às 10 já não há senhas, por isso convém vir cedo. Só damos 35 senhas por dia”. Eu fiquei mito admirada! Afinal o cartão super moderno e super tecnológico é tirado com senhas? E às 10 da manhã já não há senhas? É estilo os velhinhos do interior que vão às 4 da manhã para a porta do centro de saúde guardar a vez??? Pensei que isto só sucedesse na Conservatória de Oeiras, que fosse uma excepção, por isso liguei de seguida para a Conservatória de Cascais. Qual não foi o meu espanto que me disseram precisamente a mesma história das senhas!

Bem, pus o despertador e deitei-me…

Na manhã seguinte levantei-me cedo e pus-me a caminho da Conservatória. Cheguei ainda não eram 9 da manhã e qual não foi o meu espanto, já estava uma fila enorme à porta! Ocorreu-me logo “a que horas é que eu irei saír daqui…”. Deram-me a minha senha e sentei-me à espera… passado 2 horas lá fui atendida. À saída disseram-me que o cartão demorava 10 dias úteis a ser entregue em casa, já lá vai mês e meio…

Imagino a confusão que vai ser quando este cartão for obrigatório! É melhor comprarem tendas para acampar à porta das Conservatórias ou lojas do cidadão! Podem também começar a pensar em fazer um filho, pois assim terão prioridade na fila (enquanto estive à espera para fazer o cartão, uma série deles passaram-me à frente…). Sorte daqueles que ainda conservam uma avózinha na família, pois também “servem” de desculpa para serem atendidos com prioridade e assim passar à frente do povo que já está na fila à espera há horas.

E assim funcionam os nossos serviços, mais especificamente aqueles onde podemos adquirir o cartão do cidadão que, segundo o site com o nome do mesmo, é “…um projecto amigo do desenvolvimento tecnológico e de modernização “!

Guirre

Deixe uma Resposta

